Skip to content
March 16, 2011 / ipvanoticias

Vence hoje 3ª parcela do IPVA para carros com placa final 4

Hoje vence a última rodada de pagamentos do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) dos veículos com placa final 4.

Ainda nesta semana devem quitar a 3ª parcela do imposto proprietários dos carros com placas final 5 e 6. Assim vai até o dia 24, para os veículos de final 0, pulando o fim de semana.

Para efetuar o pagamento não é necessário ter em mãos a notificação enviada pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, com o valor a ser quitado – já descontados os créditos da Nota Fiscal Paulista. Basta informar o código do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) que a instituição bancária, a casalotérica, o banco postal – que funciona nos Correios – ou o site do banco levanta o montante devido e oferece as opções de pagamento à vista ou parcelado.

As únicas entidades financeiras que não recebem o pagamento do IPVA são: Citibank, Mercantil do Brasil, PanAmericano e Safra. Instituições como Daycoval, Schahin e Rendimento e dos grandes bancos comerciaisefetuam a operação.

Como não existe boleto a ser quitado, no caso de parcelamento, o proprietário de veículo deve ficar bastante atento para não perder as datas de pagamento. Se houver atraso, a multa é salgada: 0,33% por dia.

Por exemplo, se uma pessoa que tem de pagar R$ 300 quitar o débito um mês após o vencimento, terá de desembolsar R$ 331,16.

Neste ano, o IPVA ficou 7,2% mais barato no Estado de São Paulo. Devido à redução dos preços dos carros usados, o imposto pesou menos no bolso do motorista neste ano. O cálculo do tributo é feito pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), com base nos valores venais dos veículos.

O levantamento da Fipe registrou queda média de 7,2% nos valores de venda praticados no varejo. Somente motos e similares tiveram retração acima da média (queda de 9,1%). Para os automóveis, o preço médio ficou 7% menor em relação ao ano passado.

A alíquota estadual, calculada sobre o valor venal do veículo, foi mantida. Os automóveis movidos à gasolina e os bicombustíveis recolherão 4% sobre o valor venal; carros a álcool e gás pagam 3%.

FONTE: http://www.dgabc.com.br/

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: